sábado, 28 de fevereiro de 2009

Enganar e sobreviver.


Fico muito triste com isso... O tempo todo pessoas a enaganar-se para fazer um relacionamento sobreviver. Pessoas que constroem um castelo com montes de torres, com direito a princesa abanando um lenço numa delas. Uma onda, um vento mais forte, desmoronou... E mais uma vez, volta contruir seu castelo, no mesmo lugar, sem tantas torres. Mais um tempo, uma onda mais branda, um vento mais forte, e desmorona de novo. Passa mais um tempo, ainda estamos no mesmo lugar! Construindo qualquer coisa que mais parece uma oca ou um igloo, com apenas uma abertura. Não nos damos conta que estamos sempre a construir no lugar errado, onde a onda arrebenta. Onde o vento faz a curva mais forte. Mas insistimos, porque ali nos alicerçamos. A fundações estão ali, e um dia, começamos a questionarmos porque de nossa insistencia? Porque não mudamos para mais longe do mar? Porque não protegemos mais contra o vento? E quantas vezes nos damos conta disso tarde demais?
Minhas portas estão sempre abertas para ouvir. O que ouço, esqueço, mas não deixo de aprender jamais! 5 anos atrás conheci essa mulher. Descrevendo-a: Nada de bela, embora não fosse feia, falava muito do mesmo assunto tentando mostrar-se conhecedora do assunto e escondendo uma timidez, que para mim era nítida. Casada, 2 filhos. Eu sempre deixava ela falar, e falava com dominio aparente do assunto, que eu derrubava numa primeira pergunta mais profunda. Sentia-se feia pro marido LINDO que tinha. Um dia, cheia da razão iniciou o assunto a dizer que não aceitava... Que havia orado a Deus e não aceitava que o carro comprado pela familia em sei la quantas prestações com muito sacrificio, sem condições de pagar seguro, tenha sido furtado. Não, não aceitava aquilo de Deus. Se revoltou, falou, chorou... Por fim, eu que me mantinha ainda impassivel, disse a ela.. Olha, queria tanto ter esse problema... não quer trocar? EU ACEITO que Deus me tire o carro, se eu não precisasse ir para onde vou amanhã! E ela(achando que eu zombava) perguntou: Pra onde vc vai?... Amanhã estou indo pro isolamento do hospital do cancer, onde acontecera um Transplante de medula óssea...e eu aceito, porque se minha missão é estar lá, sei que Ele so escolhe os valentes!
Envergonhada, ela saiu. Passaram-se bons tempos. E uns dias atras a vi passar. Toda enfeitada, maquiada. Sexto sentido danado o meu... Ontem, sentada em frente ao ventilador ela entra. A dizer que ta numa fase de questionamento. Pois o marido, NUNCA havia dado tanta atenção a ela (jurava te-la ouvido dizer que ele era perfeito), que o marido já tinha deixado passar tantas oportunidades na vida por comodismo (Tinha a certeza de te-la ouvido fazer uma lista das qualidades de homem trabalhador)... Na cama, ele nunca a satisfez totalmente (ele era o vulcão)...
Fui direta, não gosto mesmo de rodeios. Perguntei-lhe se ao começar a trabalhar ela finalmente tirou o tapa olhos e enxergou o mundo... e que havia alguem que ela tinha encontrado. Ficou vermelha na hora. Reencontrara o primeiro namorado.
Bom, posto isso porque vim embora me perguntando porque ela se deixou enganar por tanto tempo por ela mesma? Para que sobrevivesse o que ?? E tentar convencer quem dessa fábula? Quem na verdade não se importa, a fazer aparencia pra familias e vizinhos... É lamentável! O tempo não volta atrás... Não há concerto para o que se deixou passar. Há mais fraturas e mais dores. Há inocentes!
Por isso, quero viver de realidade! Não me falem em ficção, quero auto biografias. Não aprendo com mitos, mas extasio-me com a 'Moral da história...'
Sou uma questionadora de plantão...
Jinhusssssssss

2 comentários:

  1. as vezes tapam se os olhos, pra situaçao..por não querer enxergar a realidade, uma fuga!!
    a realidade, e dura e cruel!!
    mas é so isso que sobrevive!!

    beijocas, miga!

    ResponderExcluir
  2. A grande maioria das pessoas querem viver na ilusão, não aceitam a realidade. A ilusão do casamento perfeito, o amor perfeito. Mas as pessoas não se encaixam neste ideal de perfeição, elas tem defeitos e muitos... Daí vem a decepção. O cair na realidade. A realidade por mais cruel que pareça, é muito melhor que uma ilusão que não resiste aos fatos da vida. Um abraço!

    ResponderExcluir