quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Essencial


Algumas pessoas me disseram após lerem meu blog que eu deveria ter feito psicologia ou filosofia. Não sei se, na verdade isso é uma crítica ou um elogio, mas hoje, queria explicar-me. Não tenho intenção de influenciar pessoas. Procuro sempre apresentar aqui, temas e fatos sobre o questionamento da vida. Eu faço parte desse mundo, e posto aqui sempre questões, e sei que qualquer questionamento é variável. Pois penso que há dores iguais, duvidas iguais... A forma de sentir e a circunstancia que se sente é que são diferentes. O que serve para mim, pode não servir para você! Não quero (e longe de mim) ditar regras. Falo de temas comuns a qualquer ser humano... Por exemplo?
Rejeição! Quem nunca durante sua vida se sentiu rejeitado? Desde a infância, na adolescência, no trabalho, na faculdade, na família? Para mim, depois do desprezo, essa é a pior dor do ser humano. E questiono mesmo... Porque? Porque quando nos sentimos rejeitados, nunca pensamos que o problema é com o outro... O problema somos nós! Nos achamos inferiores a eles, quando na verdade, muitas das vezes somos rejeitados por termos força demais em nossa personalidade e isso abala a auto-estima do outro. Mas no geral, a nossa auto-estima é que se abala. caímos naquela de auto-piedade do "Não merecia isso" .."Foi injusto..".."depois de tudo que fiz por fulano.." O que queremos mesmo com isso? Honestamente?!! Piedade dos outros também... No fundo, a verdade (PARA MIM, CLARO) é que uma pessoa nessa situação esta sendo injusto consigo. Deixar algo 'extrínseco' abalar a força da personalidade 'intrínseca"...
A pior coisa que podemos fazer, é jogar nos ombros de outras pessoas , responsabilidades afetivas; Ou seja, quantas vezes ouvi aqui." To feliz, ele(a) me ligou, ou me procurou..." Sua felicidade então esta no fato de outras pessoas te ligarem ou te procurarem? Mas acho que essa consciência se adquire com o amadurecimento. Quando se é jovem, achamos que vamos e podemos morrer por amor (quem mandou ler Romeu e Julieta?)... mas com o tempo aprendemos que precisamos mesmo ter consideração por nós, fazendo sempre uma análise balanceada para não exceder o limite do respeito próprio.
Podemos 'perder' algo ou alguem, é duro... claro, mas temos que entender que 'perder' pode significar: FALTA DE VINCULO... deixamos passar e não vivemos, não teremos mais chance.
E podemos também separar-nos... "Separação" é algo muitas vezes necessário para nosso amadurecimento... Um exemplo? Filhos!
E temos pessoas em nossas vidas das quais podemos fazer FUSÃO. Isso sim, deveríamos buscar. Fusão é aquela relação (não só amorosa... familiar, amigos) onde não se faz necessário ser gentil, ser delicado, ser 'legal', pois não fazemos por que queremos... isso acontece naturalmente, fazemos porque naquele momento sentimos que precisavamos cobrir uma carência, uma lacuna...
Bem, acho que isso aqui ta muito complicado, já que eu Titulei de "ESSENCIAL"... Mas se me fiz entender um pouco, já alcancei minha FUSÃO com quem está lendo... Senão, prometo melhorar amanhã!
Jinhusssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário