quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Nossos heróis e valores


Ás vezes fico a questionar-me sobre nossos heróis. Como Nossos valores estão invertidos. Não sou nenhuma puritana, nenhuma beata de plantão... Sou apenas uma QUESTIONADORA de plantão.
Como as coisas evoluíram e mudaram! Tenho (orgulhosamente) 37 anos. Lembro-me das novelas que assistia quando pequena. Valorizava a família, os heróis (aqueles como em irmãos coragem), a luta pelo objetivo, por um ideal, pelo propósito da família... E o que temos hoje? Sei que as novelas acompanham a evolução da humanidade, mas vamos lá... A Favorita. Qual núcleo familiar completo? Mãe pai e filhos? O núcleo onde há uma mulher que apanha do marido machista, uma filha grávida que não diz quem é o pai de seu filho, um filho que é mudo pelos traumas sofridos. Ou seja, não há mais valores familiares que façam valer a pena constituir uma família!
Quem são nossos heróis?
Outro dia, conversava com um rapaz. Quase 40 anos, o pai havia morrido quando era muito pequenino, quase não tinha recordação. Pouco contato com a família paterna. Depois que cresceu, todas as vezes que tinham encontro com a família paterna, fazia churrascos, sempre tudo do bom e do melhor.
Os que o cercavam não eram tão bons, ou não estavam a altura de serem seus heróis. Quem com ele dividia as causas do dia a dia, não merecia esse patamar.
Um dia ele decepcionou-se com esse ramo. Acabou por descobrir que eles tinham mais defeitos ou tantos quantos todos nós.
Um herói para assim ser considerado precisa ter morrido? Será que suas obras e seus grandes feitos só são valorizados em um pós morte? A maioria dos heróis morrem de forma trágica e invariavelmente na miséria. Muitas vezes como vilões, desordeiros. Em vida, são perseguidos, incompreendidos, enfim...
O heróis verdadeiros somos cada um de nós, que luta no dia a dia para pagar nossas contas, educarmos nossos filhos, passarmos valores humanos... e isso, hoje em dia , é tão difícil. As companhias não ajudam, os amigos que conseguem dinheiro fácil, drogas... bebidas... baladas...
Heroínas são aquelas mulheres que criam seus filhos sozinhas, que trabalham, limpam suas casas, fazem o dever com o filho, tentam passar valores a eles...
Portanto, meus heróis são os aposentados, que trabalharam uma vida inteira e hoje, vivem de uma aposentadoria que mal dá para comprar seus remédios. São as mulheres que fazem faxinas a ajudarem seus maridos e ainda têm que ser mãe, esposa e mulher. São todos aqueles que lutam com dificuldades para se manterem de pé, diante de uma sociedade corrompida com valores tão invertidos!!
Parabéns a você que agora lê isso, sei que também és um pouquinho de meu herói... sei o quanto deve batalhar por um lugar ao sol...
Minhas sinceras reverências.
Jinhusssssssss



Um comentário:

  1. Olá! Bom dia... Obrigado por fazer parte do meu planeta, meu mundo meu universo. Meu, é modo de falar. Lá somos donos de coisa alguma! Nem nosso poderia dizer que é, uma vez que podemos pouco ou quase nada. Uma coisa é certa: se fosse meu este planeta, se fosse nosso esse universo, não faríamos o que fazem os que se dizem donos. Mas vim aqui hoje pra te agradecer por tudo que escreves e por me deixar compartilhar dessa esfera que é sua mesmo. Se quiseres, liga na rádio, que vou mandar um bom dia pra você: www.araraazulfm.com.br ... Beijos e tudo de bom!

    Demerval Moreno

    ResponderExcluir