sábado, 14 de fevereiro de 2009

Deficiencia para eficientes.


Lá se vai mais um tema que gera tantas discussões, mas não posso deixar de falar disso... Não por obrigação, óbvio, mas porque tenho opiniões tão diferentes a respeito de certos assuntos, que não poderia deixar de comentar mais um aqui.
Trabalhar na área de saúde, tem seu lado positivo, desde que você ali esteja para de fato aprender não só uma profissão, como também, aprender mais sobre o universo humano, que é infinito... Uma riqueza de temas por todos os lados, para quem quiser realmente ver, claro!
Desde que me conheço, lembro-me de ver as pessoas deficientes ou especiais de uma forma muito própria. Por exemplo: Quando via uma pessoa que visivelmente arrastava uma perna, ou tinha um membro atrofiado, andando até mesmo sem coordenação, imaginava o quanto cada movimento daquele deve ter sido alcançado como uma vitória.
Pode ser aquele que o médico avisou.."Olha talvez você nunca mais ande, fale, escute, se mova..."
Imagino como alcançar cada movimento conseguido deve ter sido uma conquista, maior que um troféu... Superar seus próprios limites.
Pessoas que dizem-se normais, querem estabelecer recordes por reconhecimento e fama. Os ditos deficientes, querem superar seus próprios obstáculos numa busca constante pelo melhor de si.
Tenho meus clientes/amigos especiais... E como são especiais! Cada um com sua limitação, cada um com um obstáculo diferente, mas vamos ser sinceros: Nós também não temos nossas limitações? Cada um de nós não temos algo que precisamos superar?
Mas não quero postar aqui nenhuma bandeira, ou coisa parecida. Temos muitas e excelentes instituições que os amparam. Mas penso nas mães desses seres maravilhosos. Para cada uma que aqui entra com um filho(a) especial, abraço a mãe e digo "Você é uma pessoa abençoada! Se assim não fosse, Deus não confiaria essa jóia nas suas mãos!"
A maioria fica me olhando, pois certamente estão acostumadas a receberem olhares de piedade, a ouvir "Que dó ... Judiação..."
Eu as encaro como mulheres espetaculares. Elas nunca estarão sozinhas, esse anjo as acompanhará. Se, seus filhos são rotulados como 'deficientes', eu diria que cada uma delas para mim, são 'Eficientes'! Uma frase que já ouvi tantas vezes, cabe bem nesse contexto: "Deus não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos!".
E lá vou eu, com mais uma das minhas histórias (REAL) para contar:
Uma mulher negra, cresceu num orfanato, foi a vida inteira discriminada. Com muito custo, formou-se em Assistencia social aos 36 anos. Casou-se, e, para surpresa de muitos adotou uma criança. Muitos vão dizer; Porquê 'para surpresa de muitos?'... Porque ela fez questão de adotar uma criança com paralisia cerebral. Muito limitada. Tratava esse filho com todo amor e cuidado, seguia todas as recomendações, porém, por muitas complicações, dois anos depois ele faleceu. Aos 41, teve seu próprio filho. Perfeito.
Um dia, ao ser indagada, do porquê de ter optado pela adoção de uma criança especial, e tão especial, e somente depois ter seu filho, eu ouvi a resposta mais linda que um ser humano poderia dar: "Porque, queria mostrar a todos o quão difícil é ser discriminado. Um casal branco, para adotar uma criança negra, dificilmente o faz...pois eu adotei uma criança branca, com paralisia, para devolver a sociedade a discriminação pela qual sofri a vida toda! Não estou aqui de passagem, vim fazer a diferença!"
Bem... ao menos para mim, ela não só me fez a diferença como me ensinou uma lição de humanidade!
Parabéns as mães eficientes... e aos especiais!!! E o meu especial favorito, claro... Carlos Eduardo Benjamin.. o meu " Du"!
Jinhusssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário