sexta-feira, 6 de março de 2009

Valores pessoais.

Primeiro, perdoem, pois andei sumida... Uma virose tomou conta do meu PC. A irônia disso é que, eu estava prestes a falar sobre a moda da 'virose' na área da saúde e a 'virose' na informática.
Mas hoje, queria deixar aqui postado um outro tema. Estava a ler no blog de um amigo, a respeito da volta do Collor, e a vergonha que sinto disso. Sentia-me orgulhosa de uma geração "cara-pintada", hoje envergonho-me dos caras de pau.
Porque tudo é uma questão de valores pessoais mesmo.
Um tempo atrás, conversava no meio da loja com uma cliente. Ela pagou e saiu. Voltei ao que estava fazendo antes da chegada dela. Uns minutos passado, vi meu gato Pedrokas correndo atrás de alguma coisa que mais parecia uma bolinha de papel. Estranhei, pois aqueles que o conhecem sabe que para ele começar a CORRER atrás de algo ,esse ALGO tem que chamar muito a atenção dele, pois é um preguiçoso. Fui ver do que se tratava... Uma nota de 20 reais dobrada em tamanho tão pequeno, que o amarelo da nota, chamava atenção do PEDROkas. Sabia que não era minha, sabia que era da cliente que havia saido. Desdobrei, vi que estava intacta,voltei a dobrar do jeito que estava e guardei. Passou a manhã, a tarde chegando, essa mesma cliente volta, para passar a hora enquanto esperava para pegar a filha na escola. E ja mandou: Hoje não foi meu dia. Acredita que sai pela manhã, e ao chegar em casa perdi os unico 20 reais que tinha ate o pagamento? Eu, muito séria, perguntei: "E se a pessoa que achou te devolvesse esse dinheiro?"... Ela nem pensou e já mandou( estava com a filha mais velha ao lado): "Se a pessoa que achou me devolvesse seria uma trouxa, pois eu não devolveria jamais! Afinal, achado não é roubado"!!! Juro que na hora, explodi numa gargalhada, que ela ria comigo sem saber o porque. Perguntei como e onde estava o dinheiro, ela descreveu que estava dobradinho e tal. As lágrimas ainda me rolavam no rosto, de tanto rir, quando peguei a nota ainda enrolada e coloquei na mão dela. Ela parou na hora, olhou pra mim envergonhada, não acreditando naquilo que estava acontecendo... Ela já a agradecer-me, e quando ia pedir desculpas pelo 'TROUXA' eu disse antes..." Não se preocupe,eu sou so MEIA-TROUXA ,a outra metade trouxa é meu gato, o peso do seu adjetivo foi dividido."
Não fiz isso para ser vista como uma pessoa maravilhosa, fora do comum. Fiz isso para ser avaliada como uma pessoa íntegra de valores corretos e coerentes. Mais ainda por ter feito isso na presença da filha dela, ela é a esperança da mudança futura. Por que não é anormal devolver o que não nos pertence. Não é anormal ser honesto.
Ontem fomos comer um lanche. Mãe, irmã filhos e sobrinhos. Cada um fez sua conta, e deu-me o dinheiro para pagar cada qual o seu. 35 reais, sobrariam 2. Chamei a mocinha, pedi que fizesse nossa conta, e todos ja se levantando, volta ela com o total : 27,00 reais. Não houve um minuto de duvida, olhei pra ela e pedi que refizesse a conta pois estava errada.M eu sobrinho de 9 anos me olhou e disse" Deixa ela cobrar 27, sobra mais"! Não respondi pois ela ja vinha voltando... "Desculpe e obrigada, na verdade o valor correto é de 30 reais". Devolveu-me 5,00. Quando ja estavam saindo, ja tinha feito e refeito a conta, sentei-me de novo e a chamei. "Desculpa querida, mas a conta continua errada..." Ela saiu e voltou com 2 reais de troco... "Se todos fossem iguais a você..." Nem respondi.
E todos, até meus filhos, a criticar-me, que eu tive duas chances de ter tido vantagem, mais me recusei... Burra, né?
Pois, o que fiz, não deveria ser considerado nada heróico ou fora do normal. Fiz meu papel de cidadã. Agi conforme minha natureza, conforme minha essencia, assim deveriam ser todos. Parei, olhei pra todos e disse: "Oi... não fiz nada demais! Fiz apenas aquilo que quero que todos que precisem do meu serviço na minha clínica e loja façam! Levo vantagem hoje... amanhã, na próxima esquina me é retirado o dobro! Não vou semear o erro, meus filhos me darão a colheita...Ser correto é ser NORMAL! Prefiro dizer que tive duas chances de ser HONESTA, de ser CORRETA, DUAS!!! Uma pelo meu filho e outra pela minha filha... Vou colher boas coisas, eu sei!!"
Vamos repensar nossos valores, vamos semear e colher um futuro melhor, sei que meu ato foi isolado, mas espero que consiga disseminar como as sementes pelos pássaros... Um dia, vira floresta... Sou otimista!
Jinhus (com saudades do meu blogg...)


2 comentários:

  1. Amiga. A honestidade começa em casa. Vc está faz muito em ser transparente, pois é disso que todo mundo está necessitando. Os pais proibem os filhos de fazer algo errado, mas eles mesmos acabam dando o mau exemplo. Vou contar algo que me aconteceu: " Cheguei em casa com um carrinho diferente que não tinha, minha avó interrogou-me aonde tinha arrumado tal brinquedo, eu disse que tinha afanado do coleguinha. Pois minha avó acompanhou-me até a casa do coleguinha para devolver o brinquedo e pedir desculpas. Não preciso dizer que a vergonha foi grande e nunca mais fiz isto. A lição estava dada. A honestidade se aprende em casa. Na escola pouco se aprende. Um abraço do amigo que a estima.

    ResponderExcluir
  2. A amiga não lê mais meus blogs?!! Eu sei que estão bem ruinzinhos!! mas... Abraços do amigo

    ResponderExcluir