sábado, 7 de março de 2009

Na dúvida?..é virose!


Fico me lembrando artigos que li sobre os primórdios da medicina. Imagino como no século XVIII temia-se a varíola como hoje tememos a AIDS.
O mais impressionante, é dar-me conta que sem qualquer aparato tecnológico - refiro-me a RX, USG, TOMO, Ressonancias, Biópsias,, enfim os chamados 'exames complementares', chegava-se a cura, a descoberta. Parece-me que havia mais empenho, mais vontade, mais iniciativa, mais observação...
Vai um pouco sobre um artigo interessante que li : Lady Mary Montagu, esposa do embaixador inglÊs em Istambul, observou que algumas pessoas, após terem contato com as crostas e secreções da varíola, desenvolvia uma certa resistencia natural a varíola. Foi OBSERVANDO.
Seguindo essa linha de RACIOCINIO, em 1798 o médico Edward Jenner, INVESTIGOU que alguns camponeses após terem contatos com animais doentes, não desenvolviam a doença.
Em 1885 Pasteur descobriu, finalmente a "causa-efeito" de microorganismos e doenças, e da forma mais rústica, DESENVOLVEU, então a vacina.
Em 13 a.C. o Médico Jurista Song Li (entitulado mestre), elucidou um crime pela LÓGICA: após um camponês aparecer morto no meio dos charcos de arroz. Pelo tipo de ferimento, o objeto usado havia sido uma foice. Chamou todos os camponeses pela manhã, e mandou cada um colocar sua foice a frente e sentaram-se a esperar, sem uma unica palavra. Ao meio dia, o sol a pino, as moscas pousaram na foice do assassino atraídas pelo cheiro do sangue.
Isso posto, pergunto-me: O que acontece com a medicina hoje em dia? O que acontece com a faculdade de medicina de hoje em dia? O que acontece com a ética médica hoje em dia? Penso que estão envolvidas pela burocracia, pela monopolização de convênios.
Porque abro esse tema tão polêmico? Alguns convênios se dizem criteriosos na escolha de seus profissionais...isso significa que esses profissionais não podem pedir exames caros, não podem ter autonomia de pedir e ser feito logo, pois tem que passar por uma comissão interna do próprio convênio para avaliar se HÁ necessidade da realização de tal exame. Oras...isso não seria no mínimo anti-ético?? Não seria questionar o colega? E quanto a espera dessa 'auditoria' de exame? Não pode custar uma vida?
E se Darwin tivesse que passar por uma auditoria para continuar o cruzamento das ervilhas para continuar sua teoria de seleção natural ? Esperar pela liberação de verbas do governo? Esperar pela autorização dos ambientalistas?
A verdade, é que sempre foi na simplicidade da queda da maçã(lei da gravidade), cultivos de ervilhas( seleção natural), contato direto com lesões e resistencia a doença( imunização) , que o homem conseguiu os melhores resultados...quando não dependia de dinheiro, de governo de lei, de direitos humanos, igreja( semen congelado!!)... Parece que onde há mais interferencia menos se constrói, menos alcançamos.
Meu Parabéns aos profissionais que não se deixam "ser e ficar "passíveis diante do que acreditam.
JInhussssssss



2 comentários:

  1. Katia a medicina ficou muito mecanizada e desumanizada. Acabou-se o Clínicos Gerais. Quem tem vez hoje é cada vez mais os especialistas. "Que sabem muito sobre coisa nenhuma". Enfim a Medicina mercantilizada serve muito mais ao capital que ao ser humano. Basta ver o absurdo que é nos Estados Unidos, a pátria do mercantilismo, onde não se atendem pobres e pretos que muitas vezes são recusados em hospitais por não terem convênios e são jogados na rua da amargura. Enfim o mundo é assim hoje. Infelizmente o mercantilismo tomou conta de tudo, inclusive da nossa profissão. E o Brasil está indo pelo mesmo caminho. Vc não ouviu falar do jargão: "O que é bom para os EUA tb é bom para o Brasil", jargão este muito usado nas décadas passadas. Mas parece que ainda é válido. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga queria indicar um outro filme pra vc, apesar que está fora do assunto que vc trata em seu blog, trata-se do: "O amor nos tempos do cólera", assista e depois me fale o que vc achou. Um abraço e ótima semana. Obrigado!

    ResponderExcluir