segunda-feira, 23 de março de 2009

Livre e espontânea pressão


Sempre soube que as mulheres são descriminadas. Particularmente, confesso que não sofri discriminação alguma, ou ao menos nunca percebi.
Mas sei que determinadas profissões, as mulheres precisam provar que são as melhores. Ao homem, basta provar que são bons, mesmo porque o feminino de 'bom' pode ter sentido duplo.
Lembro, na altura de minha formatura, minha amigona, aquela que a gente leva pro resto da vida, além faculdade, dizia que faria especialização em grandes animais, tinha uma paixão particular por búfalos, e fez vários cursos na área que ela 'abraçou'. A cada término de horas-aulas, e com mais um certificado na mão, ela me procurava, desolada (so ela de mulher na sala)... Donos das fazendas mandavam os peões pra fazerem o curso e não ter que gastar com veterinários. Sentia-se duplamente desqualificada: como mulher e como profissional formada.
Os próprios que ministravam os cursos e/ou palestras sempre acrescentavam a dificuldade que seria na contenção de um animal para qualquer tipo de inspeção, exames, medicamentos, enfim...
Dois anos minha amiga nessa luta. Dizia que sentia que estava 'remando contra a maré' cada vez que se candidatava a uma vaga, ou fazia um curso. Até que desistiu... Deu-se por vencida e foi trabalhar numa clinica, com pequenos animais, ainda assim, pensando em desisitir da profissão.
ontem estive ao telefone a conversar com ela. Disse que mais conformada, e até agradece por entrar na área de pequenos. Uma área que além de não dar um pingo de valor, a fez ver a profissão de uma outra maneira.
As vezes, de tanto orar o 'Pai Nosso', não nos damos conta que sempre existe a frase mais dificil.." ...seja feita vossa vontade..."repetimos por decorarmos.
Jinhus

Um comentário:

  1. Li os seus dois artigos o da citação de Platão,
    "Conhece-te a ti mesmo", e o Livre e espontânea pressão e gostei de ambos, aliás estão relacionados. A mulher sempre foi a grande sacrificada da história, antigamente tinha que se submeter primeiro ao pai (patriarcalismo) e após ao marido, o único objetivo dela era criar os filhos e pilotar fogões. Mas isso está mudando radicalmente, temos mulheres - Presidentas, mulheres altos postos de comando, mulheres executivas, enfim há mulheres em praticamente toda a atividade humana. Sou pela emancipação da mulher e os dois lutarem lado, nas dificuldades da vida, um apoiando o outro. Afinal a vida não está fácil. Um abraço! Leia tb o meu blog. Obrigado!

    ResponderExcluir