domingo, 1 de fevereiro de 2009

A Arte do Perdão.


Procurei algo para definir "Perdão". Minha consultora noturna não queria me ajudar, fazia-me revirar-me na cama a espera do meu tardio amigo sono, que nem pra chegar logo e me tirar da tortuosa busca pelas definições dessa palavra!
Eu te perdoo. Basta? Quem sou eu para perdoar ou não? Dói-me muito ver que isso é mais complexo do que imagina minha vã filosofia. Achei uma definição por aqui, pela net:
"
O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras."
Isso é tão dificil... Esquecimento completo e absoluto... Como é isso na prática? Não quero mais ferir a quem digo que perdoei. Não quero mais atirar-lhe na cara que me magoo por fazer a terceiros coisas que quando precisei eu não tive. Mas quando precisou não esperei para pedir, ja estava a fazer.
Culpo-me... Afinal, eu disse "Perdoo..!" é biblico.Setenta vezes sete... Mas se perdoei porque não esqueço? Com meu ato sei que não estou a magoar a quem me dirijo, magoo a mim mesma, pois quero ser maior que isso, quero que minha etapa após o "PERDÃO" seja absoluta, plena. O pior, Magoo o 'NÓS"... Arranho um relacionamento que esta em construção. Provoco rachaduras em paredes com cimento ainda fresco. E vejo um tijolo a cair aqui, um reboco a desprender dali...
Se procuro a construção de um castelo? Não. Procuro alicerces que suporte qualquer tipo de construção, desde um casebre a um projeto Faraônico. Quero bases fortes, para chuvas, tornados, tempestades e furacões que vierem não possam derrubar. Mas num sopro, num vento mais veloz não podem cair.
Quero ser como a Palmeira. Que o vento dobre, a vergue mas depois volta altiva ao seu estado natural. Com a mesma integridade, não cobrando da natureza as folhas secas arrancadas. Se se foram, eram para sua renovação.
Vou conseguir. Isso é meu desafio. Pois não depende de ninguem, apenas de mim. E se tem alguem a qual não posso decepcionar, esse alguem sou eu. Faço por mim, faço por acreditar em um " NóS!" O tempo me ajudará... Jinhuuuusss

2 comentários:

  1. ai miga..e perdoar e fácil, o dificil e esquecer o que cá dentro bem escondidinho vai!!
    mas tenho fé, que se chega lá, ta muito instrutivo, e gostoso seu blog, to adorando!!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Errar é humano! Mas perdoar é divino! É só para criaturas muito superiores. Um abraço!

    ResponderExcluir