segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

E se... só te restasse esse dia?...


Sei que é a letra de uma música antiga, mas hoje vi uma cena que fez-me lembrar de uma passagem interessante.
O onibus parou, uma moça desceu e pediu a dois adolescente que estavam no ponto para descer um companheiro e sua cadeira de rodas. Após algumas manobras meio sem jeito, eles conseguiram desce-lo e ajeita-lo na cadeira. A moça, prontamente agradeceu, e o rapaz na cadeira disse.." Valeu! Se hoje vocês morressem, depois dessa, iriam direto pro céu!!" ...
Isso fez-me lembrar um fato ocorrido na passagem do ano de 1999. Trabalhava numa firma, e a tarde estava sempre sozinha e ligava o rádio para preencher o silêncio. O locutor dizia para seus ouvintes irem ligando incentivando-os a participar da pergunta do dia, que era: "Segundo os antigos, o ano 1000 chegou, porém 2000 não chegará. Supondo que fosse verdade, já que estamos no ultimo dia do ano, o que você teria feito nesse seu ultimo dia?" ...
Confesso que me divertia muito a ouvir as respostas, que eram dadas no ar, ao vivo. Uns a dizerem que diria a sogra o que pensava dela. Outros a dizer que procuraria seu idolo para um dia inteiro de amor, enfim, as respostas eram as mais variadas.
Quando dei-me conta, estava questionando sozinha mesmo, algumas respostas. "...eu ligava pra minha mãe pra pedir perdão, ja se fazem muitos anos que estamos brigadas.." ; "Eu Iria matar a saudade de meu pai, que mora no norte e não o vejo muitos anos..";"Passaria o dia num asilo, a dar conforto aos velhinhos.."; "..passaria o dia chorando por ter apenas planejado uma gravidez e não concretizado.." ; "Pediria perdão ao meu irmão com quem não falo..."
Bem, não resisti... liguei pra rádio. "Mais um participante. Vamos la... seu nome e o que vc faria se hoje fosse seu ultimo dia??"
Calmante respondi: " Absolutamente nada de diferente que faço todos os dias. Pois, mesmo que o mundo não se acabe na virada do ano, um dia será meu ultimo dia mesmo, portanto, quero viver cada dia como se fosse o ultimo. Inclusive, aproveito a oportunidade de estar falando ao vivo, e dizer pra todos esses que esperam pelo ultimo dia para fazer as coisas, que comecem a faze-las imediatamente. Não percam tempo. Peçam perdão, procurem seus familiares. Digam a pessoa amada o quanto a amam. Garanto que isso não dói, muito pelo contrário...I sso liberta... liberta mágoas e rancores. Desejo que esse ano, cada um de nós não perca mais tempo esperando o dia apocalíptico e façamos um dia melhor. Feliz ano novo a todos..."
Na sequência, tocaram uma musica, e mais ninguém ligou... Prefiro pensar que fiz bem, fiz com quem todos refletissem um pouco, para não acreditar que acabei com a brincadeira do programa.
Mas falando seriamente, porque esperar pelo ultimo dia? Porque não hoje? Porque não agora?
Uma coisa que ensino aos meu filhos: sempre que brigo com eles, antes de deitar, nos beijamos e dizemos uns ao outros que nos amamos, mesmo que seja entre dentes! E daí?! Podemos ter brigado, mas pode ser a ultima oportunidade que temos de nos dizermos isso... Quando nos despedimos, a mesma coisa. Com bico, com caras e bocas... EU TE AMO, VIU?? Pronto, se não voltarmos a nos ver, estamos quites uns com os outros.
Jinhus...


Um comentário:

  1. eu ja tinha scutado esse relato por ti!! e me lmbro muito bem...do dia que me contaste, me emocionei como se fosse a primeira vez que me contasse!!!bem...so podia ser vc mesmo ne..sempre direta, franca.. no ponto!
    então se meu ultimo dia, estiver proximo!!
    nunca se esqueça que tu é um presente de Deus na minha vida!!
    bjs!

    ResponderExcluir