quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Rosa, a cor dos anjos!


Tive uma fase em minha vida, que dessa, posso tirar pelo menos uma dúzia de histórias, e no tempo oportuno , não há dúvidas que postarei aqui essas histórias. Não são histórias bonitas ou divertidas, mas não quero esquecê-las. Não devo! Aprendi muito.
Essa fase começou em Maio de 2006. Quando á partir de então, passei a ser uma frequentadora do hospital A.C.Camargo (Hospital do Cancêr de São Paulo). Não importa como entramos por aquelas portas... se como visitantes, acompanhantes, pacientes ou funcionários. Nos primeiros dias, tudo nos comove, nos causa medo, nos faz chorar, nos choca. Um turbilhão de emoções. Comigo, não foi diferente. Entrei imaginando o que acontecia em cada andar, em cada corredor, em cada sala, cada quarto, cada leito... Digo de ante-mão: uma limpeza, uma organização, que nos sentimos mais confortáveis.
Mas o que realmente me chamou a atenção, foram senhoras, a maioria delas , senhoras mesmo, com seus cabelos embranquecidos, um olhar complacente, um sorriso persistente, gestos lentos... Todas vestiam um avental Cor-de-rosa, na lapela um broche em formato de botão de rosa, bem pequeno. No bolso bordado de rosa mais claro seu nome.
Enquanto esperava minha senha, fiquei observando a função de cada uma.
Aproximavam-se com sorriso, te ofereciam um chá com bolacha, uma revista, te informava onde ficava a capela, o banheiro... se havia alguma dúvida, se podiam ajudar em algo.
Entendi quando de mim se aproximaram. Eram as voluntárias. Subiam e desciam escadas com documentos, informavam onde ficava determinado local, levavam os pacientes até seu setor. Havia um cantinho, onde elas ensinavam crochê, pinturas, origamis. Jornais e revistas, para vender e emprestar.
Nunca tinha realmente pensado, no verdadeiro valor de um VOLUNTÁRIO.
Assumiam aquele compromisso, sem ganhar absolutamente nada em troca. Muitas vezes, ouviam queixas, com a paciencia de um confessionário.
Pensei e repensei... depois de alguns dias observando aquelas a quem passei a chamar de "Anjos cor de rosa". Elaborei uma teoria: Imaginei que cada anjo cor de rosa, na verdade,são pessoas que antes, já haviam passado por aqueles corredores, seja como paciente, acompanhantes, visitantes... Mas tinha comigo, que a maioria, estava ali para preencher uma perda, perda de alguém amado, muito querido. Que quando essa pessoa se foi, já não sabia viver sem doar-se um pouco (ou muito) para seu próximo.
Tinham passado pelos caminhos das pedras que cada um que entrasse ali pela primeira vez, passaria. Sabiam quão doloroso era cada etapa, desde a aceitação até o tratamento...
No inicio, confesso, não queira trocar iformações, falar sobre o porquê de eu estar ali... nada! Queria fechar-me... Mas ao mesmo tempo queria ouvir, queria saber, queria aprender.
Comecei a conversar com cada uma delas. Trocavam seus horarios, seus setores, revezavam. Isso fez com que conversasse com vários anjos daqueles.
Não estava enganada. A maioria estava ali mesmo por ja ter passado por situações semelhantes. Minha teoria se concretizava.
Hoje, resolvi falar desses anjos, contar um pouco pra vocês que existem pessoas que se doam, que apesar de suas dores, querem amenizar as nossas. Que cada um desses anjos cor de rosa, possa nos fazer sentir que há esperança, sempre. Parabéns a todos voluntarios em qualquer situação, porém, por motivos obvios, Meu carinho e meu muito obrigado aos ANJOS COR DE ROSA do A.C. CAMARGO. Cada uma de vcs é exemplo de solidariedade.
Jinhussssss

2 comentários:

  1. em campinas tem esse mesmo tipo de voluntariado e uma associação organizada pra isso!! e ja trabalhei muito com elas!!!
    São uns anjos mesmo!!
    beijos isso aqui esta ótimo!

    ResponderExcluir
  2. oi amiga... sei que assim posso te chamar... é realmente uma doação de amor, tempo e acima de tudo paciência, ela ou eles são primordiais para pacientes solitários que muitas vezes ficam abandonados pelos familiares, e eles estão ali sempre com uma palavra, um gesto de amor e carinho, trabalho com várias rosinhas e amarelinhas, de todas as idades, novas e velinhas homens mulheres iguais... sempre carinhosos e prestativos.... mil beijos

    ResponderExcluir