segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Devolução?


O que anda acontecendo com nosso planeta? Ou melhor... O que nós estamos fazendo com nosso planeta?! "...o sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão..."! De repente essa música tão antiga, parece-me mais uma profecia.
Parece-me que quanto mais recursos tecnológicos temos, mais esquecemos de preservar, cuidar... não vemos o mal que fazemos a nossa terra, a nossa gente...
Vi uma reportagem ontem sobre um lixão no oceano pacífico, onde os seres marinhos estão cada vez mais se metamorfoseando... Tartarugas marinhas que crescem com um anel de plástico pelo meio, virando uma aberração? Garrafas pets servindo de acúmulos para cracas que deveriam estar nas rochas?
Então, vem a natureza e manda um ciclone, um tufão, um tsunami... E nós, 'pobres seres humanos...' somos VÍTIMAS dessas catástrofes?
Não. A natureza é agredida todos os dias, nosso planeta é agredido todos os dias, e quando ele numa enchente, num redemoinho resolve trazer de volta tudo que um dia já fizemos pra ele, somos as vítimas...
Uma andorinha só não faz verão, sabemos disso, mas cada um de nós precisa realmente fazer sua parte, rever seus conceitos.
Aqui, é Brasil! Vejo com tristeza ainda, esgoto a céu aberto... E lá dentro? sofás, animais mortos, garrafas impedindo a escoagem das águas. Eu vejo... Não por ser inteligente, não é necessário! E se chove? Essas chuvas de verão, que enchem esses canais, será tudo devolvido praa dentro de nossas casas... Precisamos ser, um fiscal do outro. Agir com mais união e cobrarmos de autoridades competentes que seja feito um esgosto decente.
Não gosto de levantar bandeira. Como já disse em crônicas anteriores, sei que há muitas organizações de boas índoles que tentam conscientizar cada individuo.
Mas deixo aqui meu protesto. Sem medo de cair na 'mesmice'... VAMOS SALVAR NOSSO PLANETA!!!
Jinhus...

Um comentário:

  1. É isso aí Katia, estou com vc. Mas precisamos partir para a prática. Veja o problema das sacolinhas de plástico, isso o mais cedo ou mais tarde vai virar um problema ecológico muito sério poluindo rios,represas,mares. Precisamos tb levantar esta bandeira. Em muitos países as ditas "sacolinhas" já estão proibidas. Que tal uma campanha? Um abraço!!!

    ResponderExcluir